Cerâmica de barro quadrada, com pintura transparente de símbolo criado por Lorane, antes de ser queimado.

Foto: Gustavo Maia

O que é Canabarro

Canabarro é uma técnica de pintura que utiliza derivados açucarados da cana-de-açúcar para pintar cerâmicas e pedras. A artista Lorane Barreto nomeou a técnica de Canabarro ao considerar a cana e o barro, os materiais utilizados.

A cana e o barro, abundantes em nossa região do Nordeste do Brasil, têm uma presença forte em nossa cultura desde o início da colonização: é da cana que se faz o açúcar, é ela que traz riquezas e produziu escravidão, entre outras coisas; e é no barro onde se planta a cana e também ele que supre os seres humanos com moradia, artefatos e utensílios: casas, telhas, panelas, entre muitas outras coisas. 

Canabarro é uma técnica de pintura que reconhece nos seus materiais utilizados, a cana e o barro, sua história ecológica, econômica, social e cultural.

Como Surgiu a Técnica

No ano de 2004, quando a artista plástica Lorane Barreto pesquisava materiais disponíveis no nosso dia a dia que pudessem substituir os industrializados nas artes plásticas. Após exaurir quase todas as possibilidades no universo de sua cozinha na tentativa de substituir o verniz acrílico que fixa a fuligem de vela sobre a cerâmica ou o papel (outra técnica desenvolvida pela artista), por, por exemplo, sumo de banana verde, sumo da castanha do caju, macaxeira, entre outros, ao abrir a geladeira, viu o açucareiro e pensou no açúcar: 

Fotografia de uma máquina de cana de açúcar. A cana está saindo da máquina moída.

Foto: Gustavo Maia

Fotografia de um moedor de cana de açúcar. Na imagem temos o caldo de cana saindo da máquina e caindo em uma panela de alumínio.

Foto: Gustavo Maia

Fotografia de várias canas de açúcar em primeiro plano na imagem e mais a frente uma estrada onde estão passando carros e caminhões.

Foto: Gustavo Maia

“Naquele instante veio à memória tudo que experimentara e sabia sobre o açúcar. A calda quente e cheirosa do pudim de leite, o pirulito tão esperado que eu aguardava sentada em cima do muro que dava para a rua, o puxa-puxa da minha tia com a prova do ponto do mel no pires com água, as queimaduras; o pedinte da ponte de ferro que teria caído numa caldeira de mel; a escravidão. Peguei um pouco do açúcar, dilui-o em água, e com esta mistura, deu uma pincelada numa cumbuca de barro, esperando um resultado cristalino, tal qual os cristais do açúcar. Levei a cumbuca ao fogo da boca do fogão, mas a mistura açucarada, impregnada na cerâmica, queimou formando um traço preto com bordas definidas. Para a minha surpresa, ele se manteve inalterado após ser lavado e raspado com faca. Deparando-me com aquela possibilidade, e sendo conhecedora da história da arte e do artesanato, da cerâmica e do açúcar, fui levada a questionar por que esta técnica, se ela existe ou existiu não se tornara popular.”

Ao longo dos últimos anos, Lorane vem pesquisando possíveis referências a essa técnica, mas, até aqui, nenhum registro foi encontrado. Diante disto, a artista patenteou-a com o objetivo de determinar a autoria, o ano e a localidade da criação da técnica, e nomeou-a de Canabarro.

A Canabarro É Pernambucana

“Para nós, é mais um orgulho ver surgir em Pernambuco uma arte florescida da cana-de-açúcar. Da cana que é alimento, combustível, energia e agora também é tinta de uma arte singular.”

(Renato A. Pontes Cunha)

Desenhos Canabarro

Os desenhos em seus trabalhos pintados em Canabarro são idealizados a partir do símbolo que ela criou para a técnica, no qual as letras C da cana e B do barro se transformam em uma ave saindo o ovo. Ela utilizou a AVE e o OVO para criar desenhos que se referem aos povos que trabalhavam no canavial: indígenas e europeus e, em sua maioria africanos.

Símbolos da canabarro que representam uma ave flor e uma sombrinha de frevo.
Mandalas da canabarro que que se chamam: Mandala entre aves e mandala olhos aves.
Símbolos da canabarro que são olhos, um com o nome Olhos aves que é formado por dois olhos e outro olho ave.
Imagem com dois símbolos da canabarro. À esquerda o símbolo da Ave do canabarro, à direita o símbolo da Flor da canabarro.
Imagem com todos os símbolos que representam os orixás. 1 - Ossain; 2 - Oxalá; 3 - Iróko; 4 - Exú; 5 - Iemanjá; 6 - Oxóssi; 7 - Xangô; 8 - Iansã; 9 - Oxum.

Canabarro e o Divino

Pesquisando sobre a religião afro-brasileira, Lorane ficou encantada com as ferramentas trazidas pelos Orixás de Umbanda e com a proximidade e o respeito que esta religião tem para com a NATUREZA e a NATUREZA DO SER HUMANO.

Para representar o sagrado dos povos africanos que trabalharam e trabalham nos canaviais, Lorane juntou as ferramentas dos orixás aos símbolos da AVE da FLOR de Canabarro, e pintou com a seiva da cana adubada ver conceito).

Suporte

Na cerâmica utilitária e popular, comprada em feiras livres e olarias de Pernambuco, ela encontrou o suporte mais adequado para Canabarro, tanto no aspecto técnico como conceitual. São cerâmicas que guardam em seu design secular e muitas vezes milenar, através das mãos dos oleiros, a história de nossos hábitos, da nossa cultura.

Lorane utiliza muito eles utensílios como módulos, invertendo-os e sobrepondo-os, criando assim novas peças. A pinho, por exemplo, é montada com peças e com a panela de barro na posição invertida. O açúcar não se encontra mais no interior para a confecção de doce: agora, do lado externo, se transforma em tinta, em símbolo, para muita história contar.

Lorane em uma loja de utensílios de barro. Ela olha para um que segura na mão direita.
Rolar para cima